O Google Webmaster Tools, atualmente conhecido como Google Search Console, é uma ferramenta que pode ser muito útil nos trabalhos de otimização do seu site.

Criar uma conta (é grátis) e começar a utilizar pode trazer informações muito relevantes para sua empresa. A Central do Webmaster mostra como o Google enxerga o seu site e possui varias funcionalidades que podem ajudar você a analisar melhor os resultados ou encontrar oportunidades de melhoria.

A Central do Webmaster do Google serve como canal de comunicação do Google com o administrador do seu site.

Se algum problema no rastreamento for identificado, alguma tecnologia que precisa ser atualizada ou se aconteceu mudanças bruscas no tráfego do site  a ferramenta avisa você.

Na aba de Otimização há o item Melhorias de HTML. O Google prováveis problemas na estrutura do site, como Page Title e Meta description duplicados, ausentes, curtos ou longos.

Isso acaba sendo uma forma comum também de identificar conteúdo duplicado, que exige a canonical tag ou mesmo um redirecionamento.

Você pode enviar um site sitemap xml ele ajuda o Google a entender melhor o site, garante que todas as páginas possam ser rastreadas, permite indicar a prioridade de rastreamento de cada página e ainda passam um sinal positivo de preocupação com a manutenção do site.

Para enviar o sitemap ao Google é preciso usar o Webmaster Tools e indicar na aba otimização no item “Sitemaps”.

Identificar novos links

Se sua empresa está investindo em conteúdo para receber mais links, a Central do Webmaster é uma ótima forma de identificar se esses links estão chegando.

Nada melhor que o próprio Google indicar quais links para o seu site ele rastreou. Essas informações estão na aba tráfego como “Links para seu site”.

Descobrir termos de pesquisa que já exibiram o site como resultado

O Google mostra todas as vezes em que o seu site aparece como resultado de cada termo. Isso permite identificar o que já está tendo bom desempenho e, principalmente, visualizar oportunidades de termos que já aparecem mas ainda não estão otimizados e que poderiam receber muito mais tráfego.

Existem várias outras possibilidades muito interessantes na Central do Webmaster vale a pena criar a conta e explorar todas as possibilidades.



01/09/2018

« Voltar