Quando se está criando um projeto online como site, blog ou e-commerce uma das primeiras dúvidas que surge é em relação ao serviço de hospedagem de site.

Afinal, uma hospedagem de site e um bom registro de domínio são duas partes essenciais e a base para a sua presença on-line.

O registro de domínios funciona semelhante a compra de uma marca ou patente, que irá garantir seu nome na Internet exemplo: www.suamarca.com.br. Ao adquirir um domínio, o comprador torna-se o proprietário exclusivo do nome em todo o mundo. O registro é válido pelo período de um ano e o atual proprietário sempre tem preferência durante o período de renovação.

Já a hospedagem é o serviço que armazena os dados de seu site e os disponibiliza para serem acessados no mundo todo, 24 horas por dia via internet.

Este serviço possui diversos recursos, e é importante escolher um de alta qualidade, para garantir que o seu site esteja sempre com um bom funcionamento

Existem alguns diferenciais que você deve levar em conta na hora de escolher sua hospedagem de site. São eles:

1 – Suporte ao cliente

Mais do que oferecer todas as condições para o sucesso da sua página, um serviço de hospedagem de sites tem também que ser eficiente para auxiliá-lo. O suporte aos clientes é um fator fundamental para muitos usuários e a disponibilidade do provedor em ajudá-lo pode ser a diferença entre uma crise resolvida rapidamente ou boas horas de site offline.

Confira como funciona o suporte do serviço que você está pensando em contratar e veja também quais são os canais que a empresa oferece para você entrar em contato e pedir ajuda.

2 – Disponibilidade (Uptime)

Não existe nada mais frustrante na internet do que clicar em um link e o site de destino não abrir. Isso é um problema que não só com o usuário, como também com o próprio Google, que passa a dar menos valor nos resultados de buscas orgânicas para aquele endereço. Por isso, certifique-se que o serviço de hospedagem de sites que você está contratando oferece a melhor qualidade de disponibilidade.

Esse fator, também chamado de uptime, pode ser medido através de um número. Quanto mais próximo de 100%, melhores são as garantias de disponibilidade do serviço. Na hora de escolher o seu provedor de hospedagem de site, fique de olho nisso e priorize as opções que oferecem uptime acima de 99%.

3 – Armazenamento disponível

Dependendo do objetivo do seu site, você precisará de muito ou pouco espaço de armazenamento para os arquivos que inserir nele. Independente de qual seja, é sempre recomendável que você contrate o serviço mais adequado às suas necessidades.

Se você precisa de muito espaço, certifique-se de que a empresa de hospedagem de sites oferece a quantidade que você precisa para não passar sufoco com falta de espaço. 

Cuidado com a pegadinha do espaço em disco ilimitado, leia o contrato atentamente pois essa opção geralmente tem condições muito especificas de uso!

4 – Tráfego mensal

Na área da computação, tráfego (ou transferência), é a quantidade de dados (bytes) trocados entre dois pontos de rede em determinado período. Em uma hospedagem de sites, isso se aplica a qualquer dado trocado entre o servidor de hospedagem e computadores externos, como por exemplo, o carregamento das páginas de um site, e-mails e a troca de arquivos feita em programas de FTP.

Considere sempre contratar um plano que utilize apenas cerca de 30% do seu tráfego, para permitir crescimento e poder operar com tranquilidade, sem o risco de seu site ficar fora do ar.

5 – Segurança dos seus dados

Confiar a hospedagem do seu site e o conteúdo dele a alguém não é uma tarefa simples. Por isso, você tem que se certificar de que o provedor escolhido consegue proteger completamente os seus clientes, oferecendo sistema de redundância de informações e backups constantes.

Assim, mesmo com eventuais problemas naturais ou imprevistos, o seu site sempre estará online e totalmente operante.

6. Preço

Esse costuma ser o principal critério de avaliação de muita gente. Ele é muito importante, mas não deve ser primordial. Afinal, quando separamos serviços por preços, acabamos agrupando opções muito diferentes em um mesmo lugar.

Ao pensar no preço por último, você tem a certeza de que sua seleção conta apenas com aqueles serviços que mais se encaixam às suas necessidades. Avalie o seu orçamento e lembre-se que, diferentemente do que ocorre com o domínio, o valor da hospedagem é uma mensalidade.

A escolha do serviço de hospedagem que será utilizado com o site da sua empresa vai ter um impacto direto na forma como ela atua na internet. Portanto, não apresse as coisas: conheça bem as suas necessidades e avalie cuidadosamente cada ponto destacado acima para garantir qualidade nesse quesito.

Dessa maneira, você passa a gerar mais oportunidades com o seu site e transmite uma imagem profissional na internet.

Conheça os nossos planos de hospedagem e faça a sua avalização.



08/04/2019

« Voltar