FTP

Abaixo um passo a passo documentado para publicar seu site via FTP:
 

Dados para acesso

Endereço alternativo de FTP: Use o endereço enviado no e-mail de instruções, esse endereço segue o padrão ftp.dominio.com.br
Login: informado no e-mail de instruções.
Senha: A mesma senha digitada na ficha de inscrição caso ainda não tenha alterado pelo Painel de Controle.
Obs: O endereço alternativo é usado para publicar e acessar o site antes de transferí-lo para a Locaweb, após alterar os DNS do domínio e aguardar a propagação, você poderá usar o endereço ftp.seudominio
Modo Passivo: Para um funcionamento garantido do serviço, use sempre o modo de FTP Passivo.
 

Programas de FTP

Citamos alguns programas mais populares abaixo, entretando há diversos que não estão especificados aqui e que podem ser utilizados para esta tarefa normalmente.
 

FileZilla

O FileZilla é um dos clientes de FTP mais populares, é gratuito também além de ser fácil de usar. Ele possui o suporte ao FTP com SSL e SFTP.
O download da versão client pode ser feito aqui (página de download do aplicativo).
 

WinSCP

Este software é gratuito e versão atual dele ainda não suporta o FTP com SSL.
O download dele pode ser feito aqui (página de download do aplicativo). A versão Portable fará com que você possa executá-lo também a partir do seu PenDrive.
 

CuteFTP

O CuteFTP é um cliente de transferência de arquivos com diversas opções de configuração e uso. A versão de avaliação está disponível para download.
 

WSFTP

O WSFTP é um cliente de transferência de arquivos com diversas opções de configuração e uso. A versão de avaliação está disponível para download.
 

Mac OS X

Para abrir o gerenciador de conexão FTP no Mac OS X basta pressionar ⌘+K ou clicar no menu "Go" >> "Connect to server..."
Especifique em Server Address: ftp://ftp.seudominio e em seguida clique em "Connect"
Em seguida os dados solicitados serão seu usuário de FTP e sua senha.
 

Windows Explorer

O Windows Explorer é também um cliente de FTP.
Para acessar Clique no botão Iniciar > Executar > e na caixa de texto digite: <source lang="apache">explorer ftp://SeuLoginFTP@ftp.SeuDominio.com/</source>
O Windows solicitará sua senha para acesso.
 

Atualizando

A maioria dos programas (dentre eles os que citamos aqui) permitem que você arraste os arquivos para dentro a janela deles para fazer o upload dos arquivos e diretórios, ou arrastar da janela deles para fora para fazer o download da sua hospedagem para seu computador.
 

Problemas com espaços e acentuações

Arquivos e Diretórios com acentos, cedilhas e espaços nós não recomendamos, pois em algum momento sempre haverá algum tipo de situação que exigira ajustes e, consequentemente, perda de tempo. Recomendamos usar sempre letras, números e o sublinhado (underline / underscore -> "_")
Exemplo: Usar "Cotacao_Armazem" ao invés de "Cotação Armazém".
 

Problemas com arquivos corrompidos? Os modos Binário e ASCII

O modo ASCII é o modo mais rápido de transferência de arquivos, mas uma transferência de arquivos "não-textos" (zips, imagens, etc) pode fazer com que esses arquivos se corrompam, dentre o motivo mais comum, bytes que são convertidos durante a transferência (um exemplo: uma quebra de linha de Linux (chr(13)[\n]) enviada a um Windows é convertida para (chr(10) + chr(13)[\r\n])).
O modo Binário é mais devagar, mas garante a integridade do seu arquivo. Ele não converte os caracteres como no modo ASCII.
Os novos softwares de FTP, dentre eles os que foram citados aqui, determinam o modo automaticamente, mas em todo o caso um problema de arquivo enviado ou recebido pode ser resolvido se for forçado somente o uso do modo binário para transferência.
 
FTP em modo texto (para usuários avançados)
Para se utilizar o modo texto utilize o interpretador de linha de comando de seu computador (Terminal, Console, MS-DOS etc) e digite:
ftp ftp.SeuDominio
ou
ftp
open ftp.SeuDominio
seu usuário e senha serão solicitados.
Se errar seu login e senha, não precisa sair e entrar, basta digitar:
user Seu_Login
E sua senha será solicitada em seguida.
A relação dos comandos FTP estão disponíveis em diversos sites, dentre eles, o da IBM [ver comandos com explicações em portugês].
 

Pasta de publicação

Os arquivos do site devem estar dentro da pasta public_html.
 

Ordem do arquivo index

Existe uma ordem de arquivos que o Servidor procura para exibir a página inicial do Site, por exemplo: index.php, index.html, index.htm, etc.
O arquivo inicial do Site deve seguir o padrão descrito acima.
  • 5 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Como configurar o FileZilla

Neste tutorial, você vai aprender como configurar o FileZilla para que você possa se conectar ao...