Como usar a função Cron no cPanel

As Cron, mais conhecidas como Cron Jobs (do inglês), permitem que você automatize certos comandos ou scripts no seu site.

Com ela, você consegue programar tarefas para serem executadas em um horário específico de um dia da semana. Por exemplo, você pode programar uma Cron cPanel para excluir arquivos temporários do seu site uma vez por semana para liberar mais espaço nele.  

A primeira coisa que você vai precisar para usar Cron cPanel é acessar seu painel de hospedagem de site. Assim que tiver acesso a ele, encontre a aba Avançado e clique em Tarefas Cron (Trabalhos Cron).

A função Email Cron envia um e-mail com o resultado do seu comando, se houver algum, cada vez que uma Tarefa Cron é executada.

Se você não quiser que um Email Cron seja enviado toda vez que uma Tarefa Cron é executada por um comando, você pode redirecionar o resultado do comando para /dev/null.

Agora, se você quiser usar essa função, simplesmente insira seu endereço válido de e-mail no campo Email e clique no botão Atualizar Email.

Para adicionar uma nova Tarefa Cron no cPanel, você vai precisar inserir algumas informações nos campos requeridos. Oriente-se pelas descrições abaixo.

Configurações comuns. Esse menu vertical permite que você selecione configurações pré-determinadas para seu comando. Você pode usar esta opção tanto para definir o tempo exato da execução do comando ou usar as medidas personalizadas de tempo dos campos abaixo.

Minuto. Especifica o valor do minuto exato de quando seu comando será executado.

Hora. Especifica a hora exata de quando seu comando será executado.  

Dia. Especifica o dia exato de quando seu comando será executado.

Mês. Especifica o mês de quando seu comando será executado.

Dia da semana. Especifica o dia da semana (segunda-feira, sexta-feira, etc.) exato quando seu comando será executado.

Comando. Aqui você precisa adicionar o comando Linux que será executado no tempo especificado por você nos campos acima. Por exemplo, você pode usar esse comando para rodar um script PHP localizado no seu diretório public_html em um tempo específico.

php -f /home/SEU_USUARIO_CPANEL/public_html/arquivo.php

IMPORTANTE: Você precisa alterar SEU_USUARIO_CPANEL pelo usuário de acesso ao cPanel.

Depois de preencher tudo, simplesmente clique no botão azul Adicionar Novo Trabalho Cron. Logo em seguida, você verá uma mensagem de confirmação em um fundo verde de destaque. Isso indicará que você conseguiu adicionar uma Tarefa Cron no cPanel com sucesso.

Agora que você já aprendeu a como usar e criar Tarefas Cron cPanel, pode ser que, em algum momento, você queira editar remover a tarefa criada. Seja por que não precisa mais dela ou que algo esteja sendo executado de maneira errada.

Assim, para editar ou excluir uma Tarefa Cron, basta acessar as opções Editar ou Excluir na própria tarefa já criada. Isso estará localizado dentro da seção Trabalhos Cron Atuais.

Clicando em Excluir, você precisará confirmar a ação clicando no novo botão Excluir que aparece. 

Clicando em Editar, você poderá mudar todos os campos de informações do seu comando executável. Por fim, basta clicar em Editar Linha para concluir a ação. 

  • 0 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Como criar uma conta de e-mail no cPanel

Para criar uma conta de e-mail no cPanel, basta efetuar o seguinte procedimento:   1....

Como fazer seus próprios Backups

Porque depender dos outros para manter o seu site sempre seguro em caso de perda de arquivos...

Domínios Adicionais

A HOST4 oferece em seus planos de hospedagem a opção de ter domínios adicionais, além do domínio...

Fantástico

Fantástico De Luxe é uma ferramenta do cPanel que permite que você instale scripts livres e...