O subdomínio funciona separadamente do domínio principal. Por conta disso, subdomínios podem ser usados para hospedar sites adicionais na sua hospedagem. O formato de um subdomínio é igual a subdominio.dominio.com.br.
Com os dados de acesso da sua hospedagem de site vamos acessar o cPanel.
1 – O primeiro passo aqui é fazer o login no cPanel. Dentro do painel de controle, navegue até a seção Domínios. Dentro dela, você vai encontrar a seção Subdomínios. Clique nela.
2 – Nessa nova tela você vai precisar preencher algumas informações para criar um subdomínio.
Sudomínio: esse campo representa o nome de um subdomínio. Nessa seção, apenas a seção do subdomínio deve ser inserida.
Domínio: esse campo permite que você escolha o domínio no qual o o subdomínio será criado.
Raiz do documento: é o diretório raiz de um subdomínio. Essa pasta será criada no public_html por padrão.
Depois de inserir tudo, basta clicar no botão Criar.
Nesse momento você já concluí a criação de um subdomínio.
Dicas Extras
Todos os arquivos e scripts devem ser enviados (upload) para o diretório Raiz do Documento do subdomínio criado. Esse diretório é automaticamente criado dentro da pasta /public_html e pode ser facilmente acessado o Gerenciador de Arquivos do próprio cPanel.
Para excluir um subdomínio, basta ir na seção Subdomínios do cPanel novamente. Localize o subdomínio que quer excluir. Após isso, clique no botão azul Remover. Embora você tenha acabado de excluir um subdomínio, o diretório Raiz do Documento e os arquivos dele não serão removidos. Você poderá removê-los manualmente usando novamente o Gerenciador de Arquivos ou qualquer cliente FTP.
Considerando que subdomínios funcionam separadamente dos seus domínios principais, eles também podem usar diferentes configurações de DNS. Por exemplo, um subdomínio pode ser usado para apontar para um e-commerce.
Para mudar as configurações de DNS, basta navegar até a seção Domínios no painel de controle do cPanel. Clique na aba Zone Editor.