Como transferir seu site para HOST4

Transferir um website de um outra hospedagem para a HOST4 pode ser muito simples ou muito difícil. Tudo depende do nível de entendimento tanto do seu código quanto de nosso ambiente.
Existem muitas coisas que você precisa saber antes de fazer isso:
Que linguagem você está utilizando?
Quais tecnologias (frameworks, bibliotecas) e quais versões você depende?
Que serviços externos à sua aplicação (banco de dados, e-mail) você usa?
 
Além das citadas acima, outra preocupação é fazer com que o site e os e-mails não fiquem fora do ar durante o processo de transferência.
Por esse motivo recomendamos que siga este roteiro que visa tornar o mais transparente possível a mudança de seu site para a HOST4:
 

Contrate o plano mais adequado para seu site

Como você já hospeda seu site em outro local, talvez já tenha uma idéia da linguagem em que ele foi desenvolvido (ASP,PHP, JSP, .NET, ...), espaço em disco que ele ocupará no servidor, quantidade de transferência mensal adequada para o volume de visitas que seu site tem e o número de caixas postais necessárias para lhe atender.
Definido o plano, preencha a nossa ficha de inscrição. O serviço será instalado após a confirmação de pagamento e você receberá por e-mail as instruções de administração de seus serviços.
Obs.: É interessante que você mantenha seu plano de hospedagem anterior até que toda a estrutura de seu site e de seus e-mails esteja configurada na HOST4. Assim você garantirá que nada fique fora no ar.

Publique os arquivos de seu site em nosso servidor

Com as informações do e-mail de instruções você conseguirá publicar os arquivos de seu site em nosso servidor.
É provável que seja necessário realizar alguns ajustes de programação, referentes a parâmetros de conexão com banco de dados ou utilização de componentes e funções do novo servidor.
Enquanto os visitantes de seu site ainda vêem o que está publicado no outro provedor, você já poderá conferir o resultado de seu site na HOST4 acessando o endereço alternativo que informamos no e-mail de instruções.
 

Transferindo um site em HTML puro

Muitos websites são apenas páginas HTML, arquivos de imagens (.JPG, .GIF, etc) e talvez alguns stylesheets (.CSS). Se for este o caso, Basta simplesmente copiar tudo para a pasta public_html.
 

Transferindo um site em PHP

Se seu site foi feito usando a linguagem PHP, você precisa se atentar à versão que você usava em sua antiga hospedagem, se existem algum módulo extra que você precisa copiar para cá. Mas na maioria dos casos, apenas copiando tudo para a pasta public_html ou Web, deve ser suficiente.
Alguns aplicativos open source costumam ter um arquivo com nome parecido com config.php. Nesse tipo de arquivo vai configurações como seu banco de dados. Isso você precisa modificar. Quando você instala um banco de dados na HOST4 (MySQL, PostgreSQL), nós lhe enviamos um e-mail de instruções que contém dados como o endereço do servidor e coisas do tipo. Em algumas hospedagem o servidor é o próprio localhost. Você precisa trocar isso para que tudo funcione.
Procure mais detalhes na categoria PHP.
Transferindo um site me Python
Para ativar o suporte a Python na sua hospedagem Linux, você precisará seguir um procedimento simples. Isso é necessário para que o suporte a WSGI seja instalado no seu ambiente. Isso exige alguns scripts que oferecemos diretamente na hospedagem para editar esses arquivos. Tirando isso, a maioria das aplicações deve funcionar sem maiores problemas, se forem feitas com frameworks compatíveis com WSGI.
Procure mais detalhes na categoria Python para entender os detalhes.
 

Transferindo um site em Ruby on Rails

A hospedagem Linux já vem pré-ativada com o módulo Phusion Passenger, que permite instalação simples de aplicações em Ruby on Rails. É necessário usar o "Gerenciador de Domínios" no Painel de Controle da HOST4 para criar um apontamento para uma pasta dentro do padrão public_html. Consulte a categoria Ruby On Rails para mais detalhes.
As bibliotecas de Ruby são chamadas Gems, e é possível vendorizar essas gems diretamente dentro de sua aplicação Rails, garantindo que você não vai depender das versões de gems que temos instaladas. Novamente, na categoria Ruby On Rails existem artigos explicando como isso deve ser feito.
Tomando cuidado com a questão da dependência de gems, seu site Ruby on Rails não deveria ter problemas. Novamente, não esqueça de editar o arquivo config/database.yml da sua aplicação para refletir a configuração do banco de dados que você instalou, especialmente o host (endereço do banco).
 

Agilizando a transferência de arquivos

Se o seu site for muito grande e sua conexão com a internet for lenta, você pode desejar fazer a transferência diretamente entre o seu servidor atual e o servidor da HOST4 ou pelo menos ter alguma forma de agilizar essa transferência de dados.
Compactando arquivos
Se o seu provedor atual suportar, você deve compactar seus arquivos antes de transferi-los para a HOST4. Com isso você economizará tempo na migração de seu site. Nas hospedagens Linux da HOST4 é possível descompatar arquivos zip, tar e gz, acessando sua área de hospedagem via Gerenciador de Arquivos do cPanel
Crie suas caixas postais em nosso servidor
No e-mail de instruções você também recebe orientações sobre como criar suas caixas postais em nosso servidor. Depois que as criar, configure as contas nos computadores que forem necessários. Caso você pretenda utilizar as caixas postais pelo WebMail, será necessário alterar os servidores DNS primeiro.
 

Altere o DNS

Os DNS da HOST4 são :
Master: NS1.HOST4.COM.BR
Slave1: NS2.HOST4.COM.BR
Só execute esta etapa após realizar todos os testes em seu site (acessando-o pelo endereço alternativo) e após criar e configurar todas as suas caixas postais.
Processo de alteração
A delegação de DNS varia conforme as situações abaixo:
 
Se você tem seu próprio servidor DNS
Se você utiliza um servidor de DNS fora da HOST4, você terá que configurar todas as entradas na zona de DNS de seu domínio conforme indicamos em Configuração em DNS externo.
 
Se o registro de seu domínio foi feito com a HOST4
Consulte Definindo o DNS para alterar os DNS responsáveis pelo seu domínio.
 
Caso tenha registrado seu domínio no Registro.br
As instruções para alterar os servidores DNS no Registro.br podem ser encontradas neste site.
 
Se o registro do domínio foi feito em outra empresa
Agora se você registrou seu domínio com outra empresa, será necessário verificar com ela como alterar os DNS's.
 
Dica: A HOST4 também registra domínios. Se você preferir, você também pode transferir o domínio para nós. Cosulte Transferência de domínio Nacional.
 

Propagação

Existe um período de propagação do novo endereço na rede após definir o DNS, Consulte propagação de DNS para mais informações
Cancele o provedor antigo
Terminado o período de propagação, você já pode cancelar o seu provedor antigo sem o risco de ocorrer eventuais dificuldades de acesso ao seu domínio. Porém é importante que primeiro você baixe todas as mensagens ou dados que ainda possam estar armazenados no servidor antigo.
Terminado esse processo, o seu site estará inteiramente migrado para HOST4.
 

Dúvidas

Se houver dúvidas durante o processo, você pode consultar a categoria Transferência de Hospedagem, você também tem a opção de criar um chamado em nosso HelpDesk (caso já tenha contratado a hospedagem) ou entrar em contato por telefone/chat para que nossos analistas possam lhe auxiliar.
  • 3 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Gráficos

Quer colocar um gráfico bonito em seu site de maneira rápida e fácil? Apresentar informações em...

Meu site está sendo indexado pelo Google?

O Google possui uma página que analisa o status de seu site, para verificar se realmente está...

Criando um redirect em HTML e Java Script

HTMLCopie o código abaixo, cole-o dentro desta página inicial (arquivo index.html) e faça as...

Dúvidas Frequentes sobre Hospedagem

Preciso registrar domínio para ter hospedagem?Sim, para que o seu site seja acessado na web é...

Porque na busca pelo Google é informado que meu site pode danificar o computador?

Quando é apresentado este erro ao realizar a busca de seu site no Google, significa que ele foi...